Fieg Regional Anápolis


Um breve histórico
O primeiro núcleo da Federação das Indústrias do Estado de Goiás fora da capital foi criado no dia 20 de setembro de 1999, em Anápolis, com o propósito de dar maior amplitude às ações da FIEG no principal polo industrial do interior goiano. A inauguração se deu na gestão do presidente José Aquino Porto (in memorian), à época licenciado no cago, sendo representado pelo presidente em exercício, Paulo Afonso Ferreira.
O primeiro presidente do Núcleo da FIEG foi o empresário Waldyr O’Dwyer, pioneiro da indústria de Goiás e também na diretoria da FIEG, que continua como Presidente de Honra da entidade. Outro pioneiro foi o empresário Gilson Teixeira do Amaral Brito (in memorian), que atuou como coordenador por 14 anos.
No dia 24 de fevereiro de 2011, o presidente da FIEG, Pedro Alves de Oliveira, indicou para presidir o Núcleo, o empresário Ubiratan da Silva Lopes, com a missão de implantar a Regional, também a primeira criada pela Federação em Goiás. Em 2013, a FIEG Regional Anápolis se consolidou com a aprovação do seu Regimento Interno.
A Entidade é presidida pelo empresário Wilson de Oliveira e nela estão abrigados seis Sindicatos Patronais, os quais representam vários setores da indústria.


Presidência
A FIEG Regional Anápolis, por indicação do presidente Pedro Alves de Oliveira, referendada pelos presidentes dos Sindicatos das Indústrias, é presidida atualmente pelo empresário Wilson de Oliveira, que tem vasta experiência no classismo, com quase 20 anos de atuação. Ele acumula o cargo com a presidência do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Anápolis (SindAlimentos), durante quatro mandatos, e a vice-presidência da FIEG. Na Federação, é também membro do Conselho de Agronegócios.
Wilson de Oliveira foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis; diretor da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Estado de Goiás (FACIEG); é membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg); além de atuar em diversas organizações de voluntariado como o Rotary Club e a Associação Cruzada pela Dignidade.
O empresário é casado com Maria das Graças de Alencar Oliveira e pai de 03 filhos, formado em Advocacia na Faculdade de Direito de Anápolis (FADA) e pós-graduado em Política e Estratégia- UEG/ADESG. É detentor de várias honrarias, dentre elas: Comenda Henrique Santillo, Comenda Ulisses Guimarães, Membro Honorário da Força Aérea, Membro Honorário do Corpo de Bombeiros, Medalha do Mérito do Ex-Combatente, Medalha do Mérito da Polícia Militar, Ordem do Mérito Anhanguera- Grau de Grande Oficial.


Ações
Dentre os objetivos de sua gestão, Wilson de Oliveira destaca a composição e posse dos membros do Conselho Consultivo da Regional, conforme previsto no Regimento Interno, com o objetivo de fortalecer a atuação sindical e promover uma maior proximidade do empresário da indústria com as entidades e o Sistema FIEG- SESI, SENAI, IEL e ICQ Brasil.
A Regional segue um calendário de reuniões mensais com os presidentes dos Sindicatos Patronais, em que os assuntos de interesse geral e de cada segmento são discutidos e deliberados de forma participativa.
Também está entre os objetivos da Regional trabalhar o seu planejamento estratégico, para a otimização de suas ações. Há também iniciativa para a mudança de sede, que hoje funciona ainda nas dependências do prédio do SENAI Roberto Mange.
A FIEG Regional Anápolis conta com uma assessoria de imprensa para suporte na divulgação de suas ações e dos Sindicatos das Indústrias.

Serviços e benefícios
O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás oferece uma enorme gama de serviços que são prestados aos empresários e aos trabalhadores e seus dependentes. São ofertadas oportunidades para a educação básica, educação continuada, educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos, responsabilidade social, estágio, cultura, lazer e esporte.
Em Anápolis, o SESI possui duas unidades: uma no Bairro Jundiaí (CAT Gilson Alves de Sousa) e outra na Vila Jaiara (CAT Branca Lima Porto). Na unidade do Jundiaí, estão concentradas as atividades do ensino básico e do EBEP (Ensino Básico e Educação Profissional), além do serviço de odontologia. A unidade foi ampliada para oferecer às empresas serviços de consultoria para implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), dentre outros serviços. Na unidade da Vila Jaiara, além da estrutura educacional, há também o clube do trabalhador com um bem estruturado complexo esportivo e de lazer.
Na Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange, primeira unidade da instituição em Goiás, inaugurada em 1952, são oferecidos desde o ensino básico articulado com o SESI até os cursos superiores, além dos cursos de educação profissional. Vários deles atendem a demandas específicas de cada segmento e, conforme orientação do Diretor Regional, Paulo Vargas, esses cursos são estruturados com o apoio dos Sindicatos, em razão de as entidades terem conhecimento mais amplo das necessidades e especificidades de cada setor.


Sindicatos
Os Sindicatos das Indústrias dispõem de amplo portfólio de ações e serviços para seus associados, sendo que uma das suas funções primordiais é a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho junto às representações laborais. Além disso, são estabelecidos convênios e parcerias na área jurídica e também para a realização de cursos com as entidades do Sistema FIEG ou com outras entidades parceiras.
O papel dos Sindicatos Patronais é, também, construir parcerias com organizações governamentais e não-governamentais para defesa dos interesses de cada segmento, bem como contribuir para o desenvolvimento econômico e socioambiental da região.
As entidades atuam ainda com foco na questão da formação e qualificação de mão de obra, por meio do apoio e realização de cursos, palestras, workshops, dentre outros.
Cada Sindicato possui um site, dentro de uma plataforma desenvolvida pela CNI, onde estão disponíveis as informações de caráter institucional, assim como serviços, legislação e normas, convenções coletivas e notícias.


Sindicatos sediados da FIEG Regional Anápolis

SINDALIMENTOS
Sindicato das Indústrias de Alimentação de Anápolis
Presidente: Wilson de Oliveira

SICMA
Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis
Presidente: Álvaro Otávio Dantas Maia

SIMMEA
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Anápolis
Presidente: Robson Peixoto Braga

SIVA
Sindicato das Indústrias do Vestuário de Anápolis
Presidente: Jair Rizzi

SINDICER/GO
Sindicato das Indústrias Cerâmicas do Estado de Goiás
Presidente: Laerte Simão

SINDIFARGO
Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás
Presidente: Heribaldo Egídio da Silva
Presidente Executivo: Marçal Henrique Soares.

Equipe da Regional
Patrícia Oliveira - Coordenadora Administrativa
Rachel Gadia - Auxiliar Administrativa
Laila Ferreira / Daniella Soares - Secretárias dos Sindicatos
Luana Crispim - Secretária Executiva do SINDIFARGO
Andréa Siqueira / Aline Gomes - Departamento de Cadastro/Cobrança
Paula Lobo - Departamento Financeiro
Claudius Brito - Assessoria de Imprensa
Motorista - Valdiney Dutra de Jesus

Localização\Contatos:
Endereço: Rua Eng. Roberto Mange, nº 239-A
Bairro Jundiaí – Anápolis-Goiás
CEP: 75113-630
Fone: (62) 3311-5565 / 3324-5768
e-mail: fieg.regional@sistemafieg.org.br

E-mails dos sindicatos
sindalimentos@sistemafieg.org.br
sicma@sistemafieg.org.br
simmea@sistemafieg.org.br
siva@sistemafieg.org.br
sindicergo@sistemafieg.org
sindifargo@sistemafieg.org
 

Sites dos Sindicatos:
www.sindalimentosgo.com.br
www.sicmago.com.br
www.sivago.com.br
www.sindicergo.com.br
www.sindifargo.com.br
www.simmeago.com.br