PDA

Acesse: 

PDA - Programa de Desenvolvimento Associativo

Os sindicatos constituem a base da representação da Indústria. Sindicatos fortes, sustentáveis, representativos e articuladores dos interesses empresariais e do desenvolvimento setorial são fundamentais para que o segmento evolua em termos de competitividade e geração de emprego.

A atividade sindical patronal no Brasil tem se esforçado para acompanhar a rápida evolução do ambiente institucional no qual está inserida – relações do trabalho, relações com o mercado – e o acelerado desenvolvimento tecnológico das empresas. Grandes transformações em curso exigem cada vez mais representatividade maior e nova postura estratégica e gerencial para atender à crescente demanda por serviços e ações de defesa de interesses das empresas associadas e filiadas.

A perspectiva de reforma sindical e trabalhista, em discussão no âmbito governamental, patronal e laboral, tende a exigir novo perfil de representatividade sindical. A demanda é por instituições sindicais modernas, eficazes e que ofereçam a seus associados e filiados serviços de alto valor agregado.

Há, ainda, a possibilidade de perda de receita compulsória, oriunda da Contribuição Sindical, o que exige tomada de posição firme das lideranças sindicais, no sentido de desenvolver quadros associativos que garantam a sustentabilidade dos sindicatos.

O aumento de despesas da administração sindical, quase sempre acima dos índices de aumento das receitas, requer maior eficiência de gestão, com utilização de processos modernos no gerenciamento dos recursos, com vistas a assegurar equilíbrio financeiro, sem, contudo, implicar em redução de serviços prestados.

Portanto, a gestão das atividades associativas exige lideranças representativas e pró-ativas, com conhecimento sobre os diversos assuntos que envolvem o ambiente sindical e empresarial. Ou seja, a capacitação dessas mesmas lideranças e a preparação de futuros dirigentes são fundamentais para a sobrevivência dos sindicatos patronais.

Fortalecer a representação empresarial da Indústria é o principal objetivo  do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria  entre Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG)

O Programa de Desenvolvimento Associativo atua em três frentes:


Mobilização de Empresários

OBJETIVOS:

- Disseminar informações práticas sobre assuntos de interesse.

- Sensibilizar quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competitividade das empresas.

- Maior participação do setor do Sistema de Representação da Indústria.


Desenvolvimento dos Sindicatos

OBJETIVOS:

- Proporcionar e fornecer ferramentas para a estruturação e o planejamento do sindicato.

- Aprimorar uma gestão sindical.

- Ampliar a comunicação e o relacionamento do sindicato com uma base empresarial.


Projetos inovadores para promoção do Associativismo

OBJETIVOS:

- Estimular novas ideias das Federações e sindicatos voltados ao associativismo. 

- Apoiar financeiramente projetos inovadores de diferentes estados.

- expandir as as iniciativas bem sucedidas para os benefícios sindicatos e as empresas de todo o país.



Gerência Sindical - GESIN

Denise Resende - Gerente Sindical

Vanessa Almeida - Assessora Sindical

Fabiana Oliveira - Assistente Sindical

Telefone: (62) 3501-0061 / 3501-0062

E-mail: denise.resende@sistemafieg.org.br / vanessa.sesi@sistemafieg.org.br / fabianaoliveira.fieg@sistemafieg.org.br