17 Jul. 2019, 21h25

O que é a Missão Garatéa?

Garatéa é uma palavra do idioma Tupi-Guarani que significa ?busca vidas?. Trata-se de uma iniciativa brasileira que objetiva promover a ciência por meio de projetos inovadores. O projeto Garatéa-L é a primeira tentativa brasileira de colocar uma sonda na órbita da Lua.

O foguete Falcon 9, contratado pela Nasa, levará o experimento científico vencedor do projeto Garatéia-ISS para o espaço. O experimento voará para a Estação Espacial Internacional (Internacional Space Station – ISS), onde será testado por astronautas.

A Garatéa-ISS possibilita que alunos brasileiros façam parte do programa norte-americano Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), que incentiva a educação científica. O Brasil é a única comunidade fora da América do Norte a fazer parte do programa.

No ano passado, cerca de 4 mil estudantes de 10 a 17 anos foram envolvidos no projeto, convidados a construírem experimentos científicos para serem enviados à Estação Espacial Internacional. Um processo seletivo é realizado dentro de cada uma das escolas participantes e o escolhido em cada uma é enviado para avaliação de uma banca de acadêmicos da Missão Garatéa. A banca elege três finalistas, que são então enviados para a Nasa e esta escolhe o experimento mais viável. O objetivo do programa para os próximos anos é impactar entre 30 mil e 40 mil alunos.

Escreva um comentário: