05 Dec. 2019, 15h00

Fieg apoia o Programa Amigo Verde, da Prefeitura de Goiânia

Iniciativa busca promover sustentabilidade ambiental nas empresas

O vice-presidente da Fieg Flávio Rassi recebeu a gerente de Formulação de Políticas e Pesquisa Ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Tatiane Oliveira, que apresentou o Programa Municipal de Certificação em Sustentabilidade Ambiental. A iniciativa visa certificar empresas que cumprem suas responsabilidades socioambientais. A gerente explicou também sobre o programa Adote um Parque, parceria entre município, entidades sociais e empresas privadas ou pessoas físicas para adoção de parques, garantindo a manutenção deles.

Flávio Rassi elogiou a iniciativa da Amma ao procurar o setor produtivo para parcerias e aproveitou para falar da importância de desburocratizar o sistema de emissão de licenças ambientais. “Os industriais, os empresários, esperam agilidade e comprometimento do setor público para exercer suas atividades. A emissão de licenças ambientais precisa de um método que seja menos burocrático”, enfatizou. 

Rassi colocou a Federação das Indústrias à disposição para parcerias e projetos que sejam relevantes para a sociedade e garantiu o apoio da Fieg ao Programa Municipal de Certificação em Sustentabilidade Ambiental.

Sobre o Programa Amigo Verde

O programa Amigo Verde visa promover parcerias entre o Município e entidades sociais, empresas privadas ou pessoas físicas para os fins de implantação, reforma, manutenção ou melhoria urbana, paisagística e ambiental dos parques, por meio da adoção voluntária.

Os encargos necessários à realização de obras e de serviços variados relacionados à conservação do parque adotado ficarão sob a responsabilidade do adotante, que terá direito a realizar divulgações publicitárias no local escolhido. Para evitar a poluição visual nos parques, os adotantes terão de obedecer aos critérios técnicos definidos no edital de chamamento e no termo de cooperação.

O Selo Verde vai garantir a certificação em sustentabilidade ambiental das empresas que realizarem ações socioambientais, estimulando práticas de ações sustentáveis em execução de projetos técnicos ou propostas de conservação, recuperação e promoção da qualidade do meio ambiente em Goiânia.

Projetos técnicos ou propostas apresentadas serão classificados nas seguintes áreas temáticas: água, emissão de gases do efeito estufa, resíduos sólidos, educação ambiental, energia limpa. “Cada tema terá uma pontuação, pela qual será emitido o Selo Verde, que tem quatro categorias: Selo Ouro (40 pontos), Selo Prata (30 pontos), Selo Bronze (20 pontos) e Selo Boas Práticas (10 pontos). (Com informações da Prefeitura de Goiânia)

 

Escreva um comentário: