07 Feb. 2019, 16h30

Controle de alergênicos é oportunidade para inovação em indústrias goianas

Workshop Alimento Confiável será realizado terça-feira (12), na Fieg, com especialistas em gestão da qualidade e segurança de alimentos. Certificação é passaporte para indústrias goianas exportarem seus produtos

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Sebrae Goiás, em parceria com o Sindicato das Indústrias da Alimentação de Goiás (Siaeg), realizam o Workshop Alimento Confiável, com foco no aumento da competitividade, por meio da implantação de boas práticas na linha de produção. O evento, na terça-feira (12), na Casa da Indústria, reunirá empresários do segmento de alimentos e bebidas, sobretudo micro e pequenos industriais interessados em inovar processos, ampliar a produção e conquistar novos mercados.

Segundo dados do Instituto Mauro Borges, o setor responde por 37% do PIB industrial goiano e, apesar da expressiva participação, são poucos os empresários que conseguem exportar seus produtos, justamente pela ausência de boas práticas de fabricação, como atesta a especialista em gestão da qualidade e segurança de alimentos, Denise Faria. “Há um enorme gargalo na cultura de qualidade. É preciso o industrial goiano conscientizar-se de que, ao investir em processos certificadores, seus produtos ganham em competitividade, inclusive abrindo portas para o mercado internacional", garante.

Durante o workshop, serão apresentadas soluções que permitem aos empresários atender à legislação vigente, principalmente com o mapeamento dos riscos de contaminação cruzada, reestruturação de medidas preventivas, treinamento dos colaboradores e execução de processos que atestam a rotulagem de acordo com a linha de produção. A consultoria será ofertada por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), subsidiado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae, com execução do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

A gestora do Procompi Vilma Domingos ressalta que as vagas são limitadas. "Temos 20 vagas destinadas aos micro e pequenos industriais. O objetivo é qualificar, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade das indústrias goianas", afirma.

Outra solução que será tema do evento é o Programa Alimento Confiável, idealizado e executado pelo Sindicato das Indústrias da Alimentação de Goiás (Siaeg). A experiência visa estimular de maneira evolutiva a qualidade das indústrias de alimentação e atestar o cumprimento das regras de boas práticas de fabricação de acordo com a legislação sanitária para o segmento. Em um ano o projeto já certificou 15 indústrias goianas.

“No universo de indústrias instaladas em Goiás, somente 4% exportam seus produtos. Temos um ‘gap’ enorme para avançar. Para isso, é preciso investir em processos que atestem a qualidade do que produzimos. Essa mudança de cultura traz competitividade para a indústria”, afirma Denise Faria, que é coordenadora técnica do Programa Alimento Confiável e será uma das palestrantes no workshop, com o tema Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos.


PROGRAMAÇÃO

Workshop Alimento Confiável
Data:12/02/2019
Horário: 8h30 às 12h
Local: Casa da Indústria - 4º Andar

Palestras:
❖ Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos
Palestrante: Denise Monteiro de Faria - delegada da ISO TC 176, auditora em sistemas de gestão integrada e coordenadora técnica do Programa Alimento Confiável.

❖ Alergênicos
Palestrante: Tânia Maria de Souza Agostinho - biomédica, auditora fiscal do Programa Alimento Confiável, especialista em Saúde Pública.

❖ Procompi - Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias
Palestrante: Vilma Aparecida Domingos - gestora do Procompi Goiás.

❖ Ferramentas do Programa de Controle de Alergênicos
Palestrante: Karolline Fernandes Siqueira - coordenadora de Serviços de Tecnologia e Inovação do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

1 comentários

  • Jaqueline Martins  |  08/02/2019 04:11

    Que neste evento seja uma oportunidade para debater e fazer o melhor sempre????????

Escreva um comentário: